terça-feira, 12 de novembro de 2019

Perseverança em orar pelos mortos

"Me é permitido levantar os olhos ao Céu e perguntar a mim mesmo, se, com as minhas orações de todos os dias por essas almas, com a minha assiduidade em lhes dar, todos os dias, a parte satisfatória de minhas obras e aplicar-lhes as indulgências que lucrei, não teria eu contribuído para que alguma delas fosse chamada a gozar da visão de Deus?! Oh! se assim fosse, meu Deus, se eu pudesse dizer: Há no Céu, a esta hora, uma alma que me deve o seu resgate do Purgatório: uma alma que fala de mim ao bom Deus, que o glorifica em meu nome, que por mim louva e ama a Santíssima Virgem! se assim fosse, quanto seria eu feliz! Só poderei sabê-lo por um milagre, e esse milagre, eu não o peço: mas, o que sei e ouso afirmar é que, cedo ou tarde, se continuar as minhas orações, meus sufrágios, o dom generoso dos próprios méritos que para mim só posso reservar, e se, ao mesmo tempo, eu me conservar em estado de graça, um dia gozarei essa alegria de ter resgatado uma alma do Purgatório. Não quero, portanto, deixar de interessar-me por essas almas desditosas! Vai nisso, a glória de Deus; vai nisso minha salvação também!
Em algumas comunidades, vê-se à porta da capela ou do refeitório, um quadro com o título de sorteio espiritual em favor das almas do Purgatório. Aí, precedidas por um número ordinal, são designadas por uma denominação particular muitas das almas do Purgatório.
Abaixo do quadro, numa caixinha ou bolsa, está uma série de números correspondente à do quadro e, todas as segundas-feiras, cada Religioso, ao passar, tira um desses números, e deve, durante a semana, aplicar o fruto de suas orações e obras à alma que assim lhe é designada. Reproduzimos uma parte deste quadro, que poderá servir para direção de nossas intenções. Poder-se-á dizer, por exemplo: Ó Jesus, em união com a santa Virgem e meu Anjo da Guarda, eu vos rogo, por vossa Paixão, o alívio da alma do Purgatório... a mais desamparada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário