sábado, 30 de novembro de 2019

Causa I - Gravidade daquelas penas




Causa I

Gravidade daquelas penas
 
Coisa assentada é que cada alma padece uma pena gravíssima, e como diz Santo Agostinho, São Gregório, Santo Anselmo e Cesáreo, seu tormento é maior que o que padeceu São Lourenço nas grelhas, São Vicente na Catasta, e os Mártires em suas laminas de bronze e fogueiras acendidas, e o Angélico Doutor, S. Thomas, 3 parte quest. 46 diz que não somente os tormentos das Almas excedem dos Mártires, senão à que chega a ser mais dolorosos que padeceu Cristo Nosso Senhor em sua acerbíssima paixão, e Ludovico Blosio, varão Santo e piedoso, refere haver lido em Pedro Claniocense que certo religioso foi arrebatado em espirito e levado ao lugar do purgatório, e havendo visto os extraordinários tormentos com que são afligidas as Almas, voltando a este mundo, disse aos presentes: “Ouvi-me Senhores esta verdade que confesso, e ponho a Deus por testemunha, se tivesse alguém nesta vida que me fizesse os maiores agravos, me enchesse de afrontas, e ainda me tirasse a vida, se visse mergulhado nos tormentos que eu vi, eu receberia mil vezes a morte para livrar-me daquelas penas, de sorte que as que a mim se me mostraram excedem sobre todo pensamento, a todas as dores e angustias que padecem os mortais nesta vida.” Acrescento uma dolorosa exageração dos tormentos que padecem as almas que por ser do Glorioso Santo Agostinho não tenho receio em escreve-la, diz o Santo Doutor: “ Três vezes orou cristo no Horto, a primeira fez pelos que estão em pecado mortal, a segunda pela perseverança dos justos em graça e em sua amizade, e a terceira foi pelas almas do purgatório, e que na primeira e na segunda vez não suou sangue, mas na terceira sim, que tais devem ser suas penas que a tão grandes afetos obrigaram a sua humanidade sacratíssima, tu que lês estas atrocidades podes maravilhar-se da negligência dos mortais em socorrer as almas, que podem a tão pouca custa alivia-las, repreendendo os descuidos dos vivos que puderam aplicar socorros aos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário